segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O CRISTÃO TEM QUE FAZER QUEBRA DE MALDIÇÃO?



         O que a bíblia realmente afirma a respeito disso, estudaremos em Êxodo 20:5, um dos textos mais usados pelos profetas da prosperidade: “Não adorarás, nem lhes darás culto, porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem”.
         Com base nesse texto bíblico, pergunto: o cristão tem que fazer quebra de maldição? Ao estudarmos essa passagem, vemos que, na verdade, o texto mais usado para legitimar a quebra de maldições é um texto que a refuta! Vejam que o Senhor fala nessa passagem: “daqueles que me aborrecem”. Numa tradução mais literal, o texto diz: “daqueles que me odeiam”. Se você é cristão, como pode odiar a Deus? Eu não conheço nenhum crente genuíno que faça isso. Quem aborrece a Deus são aqueles que não O conhecem, aqueles que creem que o Senhor é qualquer coisa, aqueles que têm práticas contrária à Palavra! Quem é salvo e redimido em Cristo Jesus não está sob o jugo de maldições. Não temos de dar crédito a pragas e maldições lançadas contra nós!
         No contexto específico do texto que lemos, o problema estava relacionado à prática da idolatria por parte do povo de Deus. Assim como outros textos semelhantes a esses, essa passagem nada tem a ver com maldições que acompanham famílias, mas sim com o efeito do pecado sobre aqueles que aborrecem a Deus. Quando, por exemplo, filhos repetem o pecado cometido pelos seus pais, mostram com essa atitude que estão aborrecendo ao Senhor. Não se trata, por exemplo, de Deus amaldiçoar alguém porque o pai dessas pessoas é macumbeiro, Esse filho só será amaldiçoado caso repita as práticas de seu pai. [...] Muitas vezes, os problemas que surgem em nossos lares se devem ao fato de que os nossos familiares estão longe de Deus. Por isso, temos que ensinar os membros da nossa família a respeito das Escrituras!
         As referências bíblicas sobre a maldição, que aparecem principalmente no Velho Testamento, dizem respeito a pessoas que não desfrutam da comunhão com Deus. Dentre essas referências estão Malaquias 2:2. Quantos aos fiéis, as maldições não se cumprem em suas vidas (Nm 23.8, Pv 3.33, 26.2). Exemplo disso foi Balaão, que tentou amaldiçoar, mas não conseguiu – porque quem abençoa ou amaldiçoa é o Senhor. As cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas e amaldiçoadas por Deus. Da mesma forma, Ele é a fonte de toda a benção, independentemente do que façamos. Não é o fato de que vamos à igreja, oramos ou lemos a Bíblia que garante que seremos abençoados pelo Senhor.     

Joaquim de Andrade
Livro: Controvérsias
Resumo: pensamentos&teologia
Capítulo 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário