sábado, 13 de fevereiro de 2016

O CRISTIANISMO É O MAIOR INIMIGO DE JESUS?

  Encontrei por várias vezes nas redes sociais a afirmação de que o cristianismo é o maior inimigo de Jesus. O problema dessa alegação é que ela não define nem Jesus nem o cristianismo.
         Se o autor for um desigrejado – tipo que quer Jesus mas não a igreja institucional -, para ele, ao que parece, o Messias era uma espécie de líder informal de um grupo desorganizado de pescadores. Após a ascensão do mestre, esses pescadores teriam se multiplicado em outros grupos, que se reuniram em qualquer lugar, sem liderança, sem estrutura nenhuma. [...]. Para autores dessa vertente, o cristianismo não passa de uma religião que deturpou completamente o propósito desse grupo informal de andarilhos, pois construiu templos, instituiu ofícios, estruturou liturgias, organizou-se hierarquicamente, fixou credos doutrinários e confissões de fé, estabeleceu a disciplina eclesiástica e criou normas. Assim, desviou-se de Jesus e de sua mensagem simples. E, por usar o nome de Cristo – sendo uma religião que nada tem a ver com ele -, nada mais é que seu pior inimigo.
         O problema dessa conceituação é o desigrejado parece não somente desconhecer Jesus, mas também ignorar o cristianismo histórico. Sim, pois pouco havia de informal no modo como Jesus organizou seus discípulos; além disso, o cristianismo nem sempre fez de sua estrutura e organização meros fins em si mesmos.
Por orientação de Jesus, a Igreja Cristã já nasceu estruturada e organizada. Não me refiro a templos, organistas, liturgia fixa ou algo do gênero. Sim, essas coisas foram acrescentadas ao longo do tempo, mas não são necessárias. O que eu quero dizer é que, já em seus primórdios, de acordo com o livro de Atos e as cartas dos apóstolos, a Igreja cristã envolvia liderança, confissões, hierarquia, ofícios, dois sacramentos – ceia e batismo -, além do exercício disciplina. E isso configura uma organização, isto é, um organismo estruturado, que veio a ter o nome de cristianismo.
Concordo que no cristianismo existem normas, liturgias e práticas desnecessárias, mas isso não quer dizer que não haja um grau de organização determinado por Deus para a Igreja. Pensar que a Igreja de Cristo não tem um mínimo de ordem é advogar a anarquia eclesiástica.  
O cristianismo só é o maior inimigo de jesus quando deixa de professá-lo como Senhor e Salvador, quando nega sua morte vicária na cruz por nossos pecados, quando rejeita sua ressurreição e sua segunda vinda, quando usa seu nome a fim de arrecadar dinheiro para enriquecimento pessoal ou para autopromoção. O cristianismo se opõe a Jesus quando se torna secular e mundano e deixa de ser sal e luz. Condenar de forma generalizada os adeptos do cristianismo, tachando-os de inimigos de Jesus, é um ato de profunda ignorância.

Augustus Nicodemus
Livro: Polêmicas na Igreja
Resumo: pensamentos&teologia
Capítulo 4
                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário